Responsabilidade Social

 

Plano didático-pedagógico

A atuação da FFB como Instituição Educacional é sustentada por uma proposta socialmente responsável de ensino. A FFB tem como principal meta inserir o acadêmico no Estado da Arte a respeito da Responsabilidade Social, Ética Corporativa e Cidadania para que ele desenvolva a capacidade de agir conscientemente de acordo com os conceitos, idéias e discussões desenvolvidas no ambiente intra- e extra-acadêmico. Através desse processo de imersão, a FFB busca ainda proporcionar um aprendizado tangível e o amadurecimento da consciência socialmente responsável. 
Saiba Mais...

Institucional

Atuar com a co-participação da comunidade interna (professores e funcionários) e instituições parceiras com o intuito de praticar a responsabilidade social, a ética corporativa e a cidadania.

Comunidade

Atuar como agente multiplicador por meio do conhecimento adquirido com os projetos da FFB, contribuindo com parceiros e comunidades, possibilitando melhor desenvolvimento com mais qualidade de vida, soluções para suas deficiências e ajudando a identificar pontos fortes e oportunidades que podem ser explorados mais eficazmente.

Acadêmico

Fomentar pesquisas, produzir material acadêmico e aplicar o conhecimento obtido nas disciplinas dos nossos cursos de graduação em Direito, Administração, Computação e Marketing, focando sempre a crítica construtiva dos nossos acadêmicos.

A Mobilização do Conhecimento da FFB por uma Comunidade Melhor

Todas as Instituições de Ensino Superior são organizações a serviço da sociedade, seja pela necessidade de formar cidadãos para a sociedade ou profissionais para o mercado de trabalho, seja para fornecer uma contrapartida para a comunidade que a abriga.

A Faculdade Farias Brito tem consciência de que seu papel na sociedade é muito mais do que a produção de serviços. Atualmente, a missão institucional da FFB é promover, além do ensino de excelência, melhorar sua interação com os segmentos da sociedade, elevando seus padrões éticos e morais.

Desde 2006 a FFB, através de seus cursos de graduação, contribui para a construção de uma comunidade melhor.

Projetos

Formação para Apenados c/ Restrição do Final de Semana

Promover a humanização na formação dos acadêmicos pela FFB, assegurando-lhes a inserção comunitária através da iniciativa de parceiros, configurando o voluntariado nas atividades do ensino superior responsável; possibilitando aos apenados de menor potencial ofensivo ter noções sobre as relações protegidas pelo Direito, evitando a reincidência criminal e melhor convivência familiar.

Ação Global

Oportunizar a comunidade acadêmica um relacionamento com comunidades diferentes da universitária, formá-la para o voluntariado e temáticas jurídicas relacionadas ao lema do programa: "Um Brasil de Cidadania". Oferecer formação jurídica temática à população, bem como atendimento jurídico personalizado.

Pacificação

Dar formação humanizada aos acadêmicos da Faculdade Farias Brito, fazendo-os conscientes da necessidade de extrapolação do conhecimento técnico-científico para a comunidade, e através da mediação comunitária viabilizar o acesso à justiça, sem necessariamente propor demandas junto ao Poder Judiciário, é dizer, através de meios alternativos de solução de conflitos.

Pescar

Observando a necessidade de voluntários na capacitação profissional das turmas anuais de jovens (de 17 a 19 anos) do Projeto Pescar, os acadêmicos da FFB se solidarizam na formação desses jovens em situação financeira precária, disseminando os conhecimentos adquiridos no seu curso, mais especificamente ministrando mini-cursos diversos como informações relevantes sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA e sobre Direito Civil no que diz respeito à personalidade jurídica e os documentos necessários no exercício da cidadania.

Formação continuada

Promover a continuidade da capacitação profissional aos bacharéis em Direito pela FFB, assegurando-lhes a efetiva inserção no mercado de trabalho, seja na advocacia privada, ou na obtenção de prática jurídica para concursos públicos, em especial de magistratura e ministério público; e ao mesmo tempo realçar comunitariamente a prática da responsabilidade social do ensino jurídico junto à comunidade fortalezense através do atendimento ampliado e diferenciado do normalmente ofertado pelos núcleos especiais da DPGE.

Cidadão do Futuro

O BNB Clube de Praia tem atuado na comunidade circunvizinha no sentido de "abrir suas portas" para ofertar os serviços às pessoas da comunidade como se sócios fossem. Assim, crianças e adolescentes fazem diversas atividades, desde as escolinhas de esporte à assistência a peças teatrais. Mas não é somente isso, há uma preocupação de como está a família dessas crianças e adolescentes. Nessa atividade de acompanhamento familiar o Projeto Cidadão de Futuro oferece ações de resgate da cidadania, momento no qual a Faculdade Farias Brito - FFB, através dos acadêmicos do Curso de Direito tem prestado atendimento comunitário, em assistência e assessoria jurídica gratuitas.

Inclusão Digital

O presente programa busca a sensibilização e o apoio acadêmico dos cursos em Administração, Direito, Computação e Marketing - representado pelos corpos discentes e docentes e funcionários - no oferecimento de um curso de inclusão digital as pessoas com deficiência. Com isso pretende-se: (i) oferecer apoio técnico-pedagógico a todos os estudantes com deficiência da Faculdade Farias Brito e ao melhor relacionamento professor-aluno através de uma capacitação digital as pessoas com deficiência física, auditiva, visual, mental e múltipla nas instalações da faculdade com o intuito de estreitar o relacionamento academia-sociedade; e (ii) oferecer a todos os agentes da faculdade possibilidades de lidar com situações adversas ao mesmo tempo que se minimiza o impacto de conflitos que essas vir a causar em um ambiente acadêmico e/ou empresarial.

FFB na FIEC - Curso de Extensão sobre Responsabilidade Social Agosto de 2010
FFB na FIEC - Curso de Extensão sobre Responsabilidade Social Setembro de 2010