Normas

Orientação para publicação

1. Política de submissão

Os artigos enviados para avaliação da Revista FFBusiness devem ser inéditos e não devem estar pendentes para publicação em outro periódico. Contudo é permitida a submissão de artigos publicados em anais de conferências científicas no Brasil ou no exterior.

Os artigos a serem submetidos a seleção deverão ser somente em meio eletrônico, enviando através do e-mail: ffbbusiness@ffb.edu.br e que possui fluxo contínuo de recebimento de artigos.

Os textos devem ser encaminhados de acordo com os seguintes critérios e características técnicas: 

  1. Formatação: Papel A-4 (29,7 x 21 cm); margens: superior=3cm, inferior=2cm, esquerda=3cm e direita=2cm; editor de texto: Word for Windows 6.0 ou posterior (desde que não ultrapassem 2MB), utilizando caracteres Times New Roman tamanho 12 e espaçamento duplo. O artigo não deverá exceder 28 laudas, incluindo quadros, tabelas, gráficos, ilustrações, notas e referências bibliográficas. Os quadros, tabelas, gráficos e ilustrações não podem ser coloridos e devem estar inseridos no corpo do texto e com as indicações de títulos e fontes. NEGRITO deverá ser utilizado para dar ênfase a termos, frases ou símbolos. ITÁLICO deverá ser utilizado apenas para palavras em língua estrangeira. ASPAS DUPLAS deverão ser utilizadas para citações diretas e frases de entrevistados. As ASPAS SIMPLES deverão ser usadas dentro das aspas duplas para isolar material que na fonte original estava incluído entre aspas.
  2. Folha de Rosto: Colocar título no início do trabalho (ocupando no máximo duas linhas), sem identificação do(s) autor(es), com a área em Administração ou Marketing: Administração da Informação, Ensino e Pesquisa em Administração ou em Marketing, Estratégia em Organizações, Estratégias em marketing(produto, preço, praça, promoção), Métricas em marketing, Segmentação de mercados, Finanças, Gestão Internacional e em Marketing, Gestão de Operações e Logística, Gestão de Relacionamento com Clientes, Comportamento do consumidor, Pesquisas em Administração ou marketing, Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho, Gestão e Políticas Públicas, Organizações/Comportamento Organizacional e Gestão Social e Ambiental, Marketing social.
  3. Folha de Identificação: título do trabalho em português e inglês, nome(s) completo(s) do(s) autor(es), acompanhado(s) de breve curriculum vitae em que se mencione titulação acadêmica, experiência profissional e/ou acadêmica atual, área(s) de interesse em pesquisa, instituição(ões) de vinculação, endereço, e-mail, telefone e fax. Se mais de um autor, ordenar de acordo com a contribuição de cada um ao trabalho.
  4. Folha de Resumo: Enviar resumo do texto em português e inglês, em que constem objetivo, método, resultados e conclusões, bem como de três a cinco palavras-chaves, em ambas as línguas. O resumo deve ter até 200 palavras em cada um dos idiomas.
  5. Corpo do texto: é o início do corpo textual do artigo original: introdução, referencial teórico, procedimento metodológico, resultados e análises, conclusões ou considerações finais e referências.
  6. Data do artigo: se for uma comunicação apresentada em alguma conferência científica, o(s) autor(es) devem especificar o local, nome do evento e ano de publicação nos anais da conferência.
  7. Estilo: pelo fato de o artigo científico se caracterizar por ser um trabalho sucinto, exige-se que adote o padrão culto da Língua Portuguesa, clareza e precisão. 
  8. Normas de Autoria: não serão devidos direitos autorais ou qualquer remuneração pela publicação dos trabalhos na Revista FFBusiness, em qualquer tipo de mídia. A publicação se constitui parceria, por conseguinte, não acarretará ônus ao(s) autor(es). Este(s) receberá(ão), gratuitamente, um exemplar da Revista em que seu trabalho esteja publicado.
  9. As referências devem ser apresentadas no final do texto, obedecendo as normas da ABNT (NBR 6023:2002). Nas referências bibliográficas de até três autores, todos poderão ser citados, separados por ponto e vírgula. Nas referências com mais de três autores, citar somente o primeiro autor, seguido da expressão et al.
  10. As citações longas foram recuadas da margem em 4cm, escritas em Times New Roman 10 e espaçamento simples.

Ressalte-se que é vetada qualquer identificação do(s) autor(es) no documento submetido. Qualquer informação que permita identificar o(s) autor(es) ou instituições/programas a que pertencem devem ser retiradas do corpo do texto do documento antes do envio. Todos os campos das "Propriedades do Documento" devem ser apagados.

2. Critérios de avaliação e aprovação

São considerados os seguintes critérios para avaliação e aprovação dos artigos:

1. Tema (atual e relevante)
2. Objetivos (claros e bem definidos)
3. Revisão de literatura
4. Consistência conceitual ou teórica do trabalho
5. Método de pesquisa utilizado
6. Análise de dados e resultados (interpretação correta dos dados e articulação com a revisão de literatura)
7. Conclusões (fundamentadas nos dados da pesquisa)
8. Contribuição científica e gerencial (como os resultados poderão ser úteis à ciência e às empresas)
9. Redação e organização do texto (ortografia, gramática, clareza, objetividade e estrutura formal)

3. Processo de avaliação

O processo de avaliação da Revista FFBusiness consta de duas etapas: 
• Primeiro, uma avaliação preliminar pelos editores, que examina a adequação do trabalho à linha editorial da revista;
• Segundo, double blind review.

Depois de aprovado, o artigo passará por uma revisão ortográfica e gramatical.
Consideramos o processo de avaliação etapa fundamental para o aperfeiçoamento dos artigos. Por esse motivo, os avaliadores da FFBusiness são incentivados a apresentar, além do parecer quanto à publicação, sugestões de melhoria quanto ao conteúdo e à forma.
Os autores do artigo aprovado para publicação deverão, quando receber a carta de aprovação por e-mail, preencher e assinar a Ficha de Cessão de Direitos Autorais à Revista FFBusiness, que lhe será enviada também por e-mail, e encaminhá-la pelo correio para o endereço da FFBusiness.

Revista FFBusiness
Rua Castro Monte, 1364
Varjota - Fortaleza – CE 
CEP 60.175-230 
Fone:  85 3486 9090