Sobre o Curso

O curso de Engenharia Elétrica da Faculdade Farias Brito objetiva formar profissionais engenheiros que estarão aptos a planejar, supervisionar e executar projetos de eletrotécnica, eletrônica, instalações elétricas, sistemas de potência, controle e automação, sistemas de energia, aplicações e acionamento de máquinas e etc.

O Engenheiro Eletricista desenvolve competências para trabalhar em áreas que vão desde a geração de eletricidade, transmissão, distribuição e utilização final da energia nos mais variados tipos de aplicações. A atuação desse profissional é imprescindível, por exemplo, no projeto, operação e manutenção de sistemas elétricos, eletroeletrônicos e de instrumentação, como também em empresas das áreas de bioengenharia, telecomunicações, e automação de plantas industriais. A partir de seu referencial teórico, o profissional é capaz elaborar estudos de conservação e de eficientização em instalações elétricas, utilização de fontes alternativas e renováveis de energia, elaboração de projetos de instalações e domótica em residências, prédios e plantas industriais. Em relação às habilidades de gestão, poderá desenvolver competências para liderar equipes de trabalho em setores de pesquisa e desenvolvimento (P&D), bem como efetuar vistorias, perícias e avaliações técnicas, emitindo laudos e pareceres.

O mercado de trabalho para os setores da indústria e energia é estável e encontra-se em expansão devido a necessidade da disponibilização cada vez maior de energia e tecnologias para balizar o desenvolvimento econômico do País. A elevação da atividade industrial e o aumento do consumo de eletricidade, bem como a dependência da tecnologia para as estratégias de inovação das empresas faz com que o engenheiro eletricista seja um profissional cobiçado no mercado tanto em cargos de especialidade técnica como em cargos de gerência.