Sobre o Curso

O curso de Engenharia Ambiental e Sanitária objetiva formar profissionais engenheiros capazes de atuar na recuperação e preservação do meio ambiente, utilizando recursos da engenharia para fomentar o desenvolvimento sustentável, tanto em centros urbanos, como no meio rural, industrial, marítimo e etc.

O Engenheiro Ambiental e Sanitarista desenvolve competências para avaliar os impactos ambientais a partir da intervenção e relacionamento entre Homem-Meio Ambiente, bem como suas implicações na cultura, no desenvolvimento socioeconômico e na qualidade de vida. A atuação desse profissional se apresenta desde o uso de diferentes tecnologias para proteger o ambiente dos danos causados pelas atividades humanas até o projeto, a construção, ampliação e operação de sistemas de água e esgoto. Sua principal função é preservar a qualidade da água, do ar e do solo. A partir de seu referencial teórico, o profissional é capaz de atuar na prevenção contra a poluição causada por indústrias, em agências de meio ambiente e em pólos industriais, controlando, prevenindo e tratando a poluição atmosférica, elaborando estudos e relatórios de impacto ambiental. Pode, ainda, monitorar o ambiente marinho e costeiro, atuando na prevenção, no controle e manutenção de seus ecossistemas. Em relação às habilidades de projeto e gestão, poderá desenvolver competências para planejar, coordenar e administrar redes de distribuição de água e estações de tratamento de esgoto, como também supervisionar o descarte, a coleta dos resíduos e o desenvolvimento de negócios sustentáveis inseridos na economia do lixo, contribuindo para o bem estar e desenvolvimento social de acordo com a legislação ambiental.

O mercado de trabalho para o engenheiro Ambiental e Sanitarista encontra-se aquecido e com excelentes perspectivas de crescimento devido a preocupação de muitos países, inclusive o Brasil, na adoção de posturas ambientalmente sustentáveis. Encontra oportunidades no mercado como profissional liberal autônomo ou em empresas de projetos de engenharia, na indústria como gestor ambiental, em órgãos governamentais de saúde pública e planejamento social e urbano, ONG's, dentre outros.