Apresentação

As Atividades Complementares constituem um conjunto de estratégias pedagógicas-didáticas que permitem, no âmbito do currículo, a articulação entre teoria e prática e a complementação de saberes e habilidades necessárias, a serem desenvolvidas durante o período de formação do estudante.

Por diferirem do programa letivo do cotidiano da sala de aula, as Atividades Complementares permitem aos alunos incrementarem seus históricos acadêmicos e currículos com experiências que contemplem os interesses e afinidades de cada um ao longo do curso.

A finalidade das Atividades Complementares é possibilitar o reconhecimento das habilidades, conhecimentos e competências adquiridas, pelo discente, dentro e fora da Faculdade, de modo a lhe garantir, durante o período da graduação, a construção de uma formação flexível e dotada de relativa autonomia na escolha da complementação de seu curso de graduação.

Enquadram-se como tais as habilidades, conhecimentos e competências, a prática de estudos e atividades independentes, transversais, opcionais, interdisciplinares, e nas relações com o mercado do trabalho e ações de extensão junto à comunidade.

O cumprimento das Atividades Complementares não se confunde com a do Estágio Supervisionado, realizado na própria instituição, através do Núcleo de Prática Jurídica, ou através de supervisão quando realizado externamente, nem com as desenvolvidas em relação ao Trabalho de Conclusão de Curso.

De acordo com a Portaria n.° 1.886/96 do Ministério da Educação e Cultura – MEC, os curso de Graduação em Direito devem prever em sua carga horária um percentual entre 5 e 10% às atividades complementares.

A previsão curricular das atividades complementares é um saudável estímulo para que os alunos complementem sua formação profissional em outros locais que não unicamente o espaço estritamente acadêmico.

Além das atividades desenvolvidas juntos aos órgãos parceiros da FFB, o curso de Direito oferece oportunidades múltiplas para que seus alunos integralizem a carga horária de atividades complementares na própria Faculdade, promovendo eventos, programas e projetos que estabelecem pontes entre a Academia, o Círculo Profissional Jurídico e a Comunidade, democratizando e enriquecendo de experiências a vida acadêmica do estudante de Direito.

Nesse contexto, a Coordenação de Atividades Complementares do curso de Direito é competente para estabelecer regras e limites, assim como idealizar, implementar, supervisionar, avaliar e aproveitar as atividades realizadas.

Como fruto do constante aperfeiçoamento e da construção de uma melhor sistematização das Atividades Complementares, atualmente estão vigentes no curso de Direito 02 (dois) regulamentos das atividades, a depender da grade curricular cursada pelos alunos. Vejamos:

CURRÍCULO NOVÍSSIMO (GRADE 04):

Este é o currículo vigente para os alunos que atualmente ingressam no curso de Direito da FFB, tendo entrado em vigor a partir do semestre 2011.1.

Segundo este Regulamento, os acadêmicos devem totalizar um mínimo de 252 horas de Atividades Complementares durante todo o período da graduação, devendo tal carga horária ser distribuída em quatro diretrizes distintas, cada uma com uma quantidade específica de horas mínimas, vejamos:
 

  1. Docência: mínimo de 36 horas;
  2. Pesquisa: mínimo de 36 horas;
  3. Extensão: mínimo de 72 horas;
  4. Nivelamento: mínimo de 72 horas;
  5. Livres: mínimo de 36 horas, a serem integralizadas ao histórico acadêmico em qualquer uma das 04 (quatro) diretrizes reconhecidas pelo Regulamento.

 

CURRÍCULO NOVÍSSIMO (GRADE 04):

 

QUADRO RESUMO
ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURSO DE DIREITO
CURRÍCULO NOVÍSSIMO (GRADE 04)
DIRETRIZ CARGA HORÁRIA MÍNIMA ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
DOCÊNCIA 36
  • Programa de Monitoria Acadêmica e Voluntária
  • Programa de Oratória do Prof. Genuíno
  • Seminários Especiais
  • Disciplina de outro curso, desta ou de outra IES, na área do Direito ou afim
PESQUISA 36
  • Programa de Pesquisa Jurídica
  • Apresentação de trabalho em eventos acadêmicos
  • Projeto Diálogos Contemporâneos
  • Seminários Literários
  • Titulação em Pós-Graduação
  • Secretariar banca de TCC
  • Publicação de artigo jurídico
EXTENSÃO 72
  • NAJUP
  • Programas de Ação Social e Voluntariado
  • Programa de Responsabilidade Social
NIVELAMENTO 72
  • Curso Preparatório para o Exame de Ordem (OAB)
  • Curso Preparatório para o Enade
  • Curso específico ofertado pela FFB
     
TOTAL 252