Mercado de Trabalho

Atribuições no Mercado de Trabalho

Muito embora tenham se multiplicado os cursos de Direito em nosso país, a demanda pelo profissional jurídico é sempre presente. A complexidade das relações sociais na sociedade contemporânea, permeada por uma vasta quantidade de informações, amplia o universo jurídico, pela multiplicidade e especialização das relações estabelecidas. Os conflitos, portanto, se avolumam e/ou assumem novas formas, na exata medida em que os interesses envolvidos adquirem outras feições e permitem que uma mesma demanda enseje níveis variados de tutela.

A opção política pela realização do acesso à justiça determina também, em larga escala, uma ampliação da estrutura pública disposta para o exercício da jurisdição, acompanhada da reorganização do ministério público de acordo com seu novo perfil constitucional, a reestruturação da advocacia pública e a implantação dos serviços da defensoria pública, no âmbito federal e estadual.

No campo privado, a determinação de novas formas de resolução de conflitos, alternativas á via estatal, bem como o advento da advocacia preventiva, estabelecem novos espaços profissionais.

Diante destes novos desafios, se faz clara a necessidade de profissionais da carreira jurídica, notadamente aqueles formados em compasso com a dinâmica social.