Mercado de Trabalho

O Tecnólogo em Construção de Edifícios poderá desenvolver suas atividades em construtoras, escritórios de engenharia e arquitetura, consultorias, empresas públicas, órgãos fiscalizadores ou prestadores de serviços, no desenvolvimento de pesquisas tecnológicas, ensino e extensão e ainda como profissional liberal autônomo.

Nas construtoras, realizando as tarefas de gerência e execução de edifícios, planejamento de obras, gerência de suprimentos e qualidade, orçamentista e apropriação de custos e produtividade.

Nos institutos, universidades e laboratórios de ensaios e pesquisas, como pesquisador de materiais e sistemas e tecnologista de materiais e solos.

As profissões integradas, neste setor, podem ser exercidas em diferentes estruturas, nomeadamente empresas de construção civil e obras públicas, empresas de engenharia e outras entidades públicas e privadas.

Na sua atuação profissional, o Tecnólogo em Construção de Edifícios ainda poderá exercer atividades, como: vistoria, perícia, avaliação, arbitramento, laudo e parecer técnico, elaboração do orçamento, padronização, mensuração e controle de qualidade, outras.

SETORES

O mercado de trabalho para o Tecnólogo em Construção de Edifícios está em expansão devido à valorização desse profissional, à abertura de novos campos de trabalho, à expansão e diversificação das empresas e corporações e ao crescimento da procura por profissionais altamente qualificados, tanto do ponto de vista técnico quanto humanístico, tendo como área de atuação:

–  Empresas públicas e privadas do ramo da construção civil;

–  Órgãos do Poder Público;

–  Serviços de Assessoria e Consultoria;

–  Empresas de Assessoria e Consultoria, Próprias ou de Terceiros;

–  Empresas Multinacionais;

–  Instituições de Ensino Superior, Escolas Técnicas, Laboratórios de Ensaios e Pesquisas.