Mercado de Trabalho

Arquitetura e Urbanismo é a arte de projetar e organizar espaços internos e externos, de acordo com critérios de estética, conforto e funcionalidade. O arquiteto projeta e coordena a construção ou a reforma de prédios. Ele faz a planta e determina os materiais que serão utilizados na obra, levando em consideração o uso do imóvel, a disposição dos objetos, a ventilação e a iluminação. Ao lado do engenheiro, acompanha a construção e gerencia os custos e a mão de obra. Atua nas etapas finais da obra. Como urbanista, planeja o crescimento de cidades e bairros. Também desenha objetos e elabora placas de sinalização e logotipos.

O mercado de trabalho para o profissional de Arquitetura e Urbanismo é promissor não só no Estado do Ceará, mas também em todo o país, visto que a profissão se valoriza pela própria característica do arquiteto de ter uma formação generalista, com possibilidade de atuar nos mais diversos campos especializados. Atualmente, ser arquiteto não implica apenas em construir, simplesmente.

O arquiteto está cada dia mais sendo exigido a buscar soluções criativas para contribuir nos processos de desenvolvimento e inclusão social, sempre embasado nos princípios da ética e do desenvolvimento sustentável.

Funções que podem exercer:

-Arquitetura industrial: planejar projetos para instalação de indústrias, respeitando as normas e os padrões de técnicos e de segurança exigidos de acordo com a área de atuação do cliente.

-Arquitetura de interiores: organizar o espaço interno, definindo os materiais de acabamento e a distribuição de móveis, considerando a acústica, a ventilação, a iluminação e a estética.

-Arquitetura Verde: desenvolver projetos residenciais e comerciais que respeitem o meio ambiente e que se integrem com as características naturais do local, a fim de causar o menor impacto ambiental possível.

-Comunicação Visual: criar a identidade visual de empresas e produtos, com logotipos e material impresso ou digital.

-Paisagismo e ambiente: desenvolver espaços abertos, como jardins, parques e praças, combinando plantas, pedras, madeiras, calçamento e iluminação.

-Edificação e construção: projetar, acompanhar e coordenar obras, definindo materiais e controlando prazos e custos.

-Restauro de edifícios: recuperar casas e prédios antigos ou deteriorados, mantendo as características originais.

-Urbanismo: planejar uma região, cidade ou bairro, elaborando o plano diretor e o zoneamento que vão direcionar o crescimento.

-Docência.