Bases de Dados de Livre Acesso

HEMEROTECA DIGITAL BRASILEIRA
A Biblioteca Nacional acaba de lançar a Hemeroteca Digital Brasileira, um portal com cinco milhões de páginas digitalizadas de periódicos brasileiros - jornais, revistas, anuários  e boletins, entre outros -, muitos deles raros ou extintos. Entre as publicações mais antigas e raras do século XIX estão os primeiros jornais das províncias do Império. O projeto tem apoio dos ministérios da Cultura e da Ciência, Tecnologia e Inovação. 
hemerotecadigital.bn.br

PROSSIGA
Criado em 1995, o programa Prossiga tem por objetivo promover a criação e o uso de serviços de informação na Internet voltados para as áreas prioritárias do Ministério da Ciência e Tecnologia, assim como estimular o uso de veículos eletrônicos de comunicação pelas comunidades dessas áreas. Visando alcançar o objetivo proposto, o Prossiga, na área de CT&I, fortalece a presença da informação brasileira na Rede atribuindo-lhe maior visibilidade e acessibilidade e estimula a criação e consolidação de comunidades virtuais. 
prossiga.ibict.br

SCIELO
Scientific Electronic Library Online (Biblioteca Científica Eletrônica em Linha) é um modelo para a publicação eletrônica cooperativa de periódicos científicos na Internet. Especialmente desenvolvido para responder às necessidades da comunicação científica nos países em desenvolvimento e particularmente na América Latina e Caribe, o modelo proporciona uma solução eficiente para assegurar a visibilidade e o acesso universal a sua literatura científica, contribuindo para a superação do fenômeno conhecido como "ciência perdida". O Modelo SciELO contém ainda procedimentos integrados para medir o uso e o impacto dos periódicos científicos. 
www.scielo.org
 
PORTAL DO CONHECIMENTO
O Portal do Conhecimento é uma iniciativa inovadora da USP com o intuito de disponibilizar mundialmente, pela Internet, o seu conhecimento produzido e acumulado. A Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP foi criada para disponibilizar o contéudo integral das teses e dissertações defendidas na Universidade de São Paulo a partir do ano de 2001. 
www.teses.usp.br
 
CAPES
O Portal de Periódicos da CAPES oferece acesso aos textos completos de artigos de mais de 8.133 revistas internacionais e nacionais e a bases de dados com resumos de documentos em todas as áreas do conhecimento. Inclui também uma seleção de importantes fontes de informação acadêmica com acesso gratuito na Internet. 
www.capes.gov.br
 
IBICT
O IBICT, como centro nacional de pesquisa, de intercâmbio científico, de formação, treinamento e aperfeiçoamento de pessoal científico, tem por finalidade contribuir para o avanço da ciência, da tecnologia e da inovação tecnológica do país, por intermédio do desenvolvimento da comunicação e informação nessas áreas. 
www.ibict.br
 
ACM DIGITAL LIBRARY
ACM é a maior e mais antiga comunidade científica de ciência da computação. Desde 1947 a ACM mantém um fórum para intercâmbio de informações, idéias e pesquisas. Hoje, a ACM contém um membros de mais de 100 países em todas as áreas de indústria, academia e governo, desde estudantes até profissionais do mais alto nivel. A Biblioteca Digital da ACM é uma vasta coleção de citações e textos completos de jornais, artigos e anais de conferências da ACM. 
www.acm.org
 
BIBLIOTECA DIGITAL DA SBC
A Sociedade Brasileira de Computação é uma sociedade científica que fomenta e desenvolve pesquisa científica na área da Computação. A SBC faz parte da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e da International Federation for Information Processing (IFIP). A instituição também é sócia do Centro Latino-americano de Estudios en Informatica (CLEI) e afiliada à Computer Society (IEEE). 
www.sbc.org.br/bibliotecadigital
 
IEEE COMPUTER SOCIETY
Com aproximadamente 100.000 membros, a IEEE Computer Society é maior organização mundial de profissionais de computação. Fundada em 1946, é a maior das 39 sociedades do IEEE - Instituto dos Engenheiros Elétricos e Eletrônicos. A biblioteca digital da IEEE Computer Society proporciona acesso a 22 periódicos da sociedade de 1998 até hoje. Mais de 1500 conferências também fazem parte desta coleção. 
www.computer.org
 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Ferramentas que auxiliam na elaboração de referências bibliográficas de acordo com a ABNT. 
bu.ufsc.br 
www.more.ufsc.br