Bases de Dados de Livre Acesso | Centro Universitário Farias Brito 

Bases de Dados de Livre Acesso









ACM DIGITAL LIBRARY
ACM é a maior e mais antiga comunidade científica de ciência da computação. Desde 1947 a ACM mantém um fórum para intercâmbio de informações, idéias e pesquisas. Hoje, a ACM contém um membros de mais de 100 países em todas as áreas de indústria, academia e governo, desde estudantes até profissionais do mais alto nivel. A Biblioteca Digital da ACM é uma vasta coleção de citações e textos completos de jornais, artigos e anais de conferências da ACM. 
www.acm.org

ADOLEC (Saúde na Adolescência)
Em operação desde 1999, a BVS Adolec Brasil tem por objetivo promover acesso online eficiente e eqüitativo à informação científica e técnica relevante para a saúde de  adolescentes e jovens no Brasil.
Como parte integrante da Biblioteca Virtual em Saúde para a América Latina e Caribe, a BVS Adolec opera na Internet, de modo cooperativo e descentralizado, uma rede de fontes de informação científica e técnica em saúde de adolescentes e jovens. Essas fontes de informação são operadas por produtores, intermediários e usuários obedecendo a controles de qualidade e metodologias comuns.
 
BIBLIOTECA DIGITAL DA SBC
A Sociedade Brasileira de Computação é uma sociedade científica que fomenta e desenvolve pesquisa científica na área da Computação. A SBC faz parte da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e da International Federation for Information Processing (IFIP). A instituição também é sócia do Centro Latino-americano de Estudios en Informatica (CLEI) e afiliada à Computer Society (IEEE). 
www.sbc.org.br
 
BIBLIOTECA VIRTUAL EM SAÚDE – PSICOLOGIA
A BVS-Psi surgiu com o objetivo de garantir o acesso à informação de forma rápida e precisa, através da seleção, organização e disseminação da informação em um espaço virtual especializado, assegurando ao psicólogo e pesquisador da Psicologia o acesso eficiente, online e eqüitativo aos produtos e serviços de qualidade disponibilizados na Internet e especialmente desenvolvidos para a sua qualificação profissional. O instrumento busca contribuir para a atualização profissional do psicólogo, assim como para o avanço da pesquisa científica no Brasil e na América Latina.
 
Biblioteca da Presidência da República 
A Biblioteca da Presidência da República disponibiliza ao usuário um acervo acima de 31.000 itens, incluindo monografias, periódicos e normas inferiores (portarias, atos, circulares entre outros).
É uma biblioteca especializada em Ciências Sociais, com ênfase em Direito, mas seu acervo inclui publicações em outras áreas do conhecimento.
A pesquisa ao acervo é aberta ao público em geral e está disponível no Catálogo On-line da Biblioteca. Entretanto, o serviço de empréstimo de obras é restrito aos servidores da Presidência da República.
 
Biblioteca do Senado Federal 
Em 2006, foi criada a Biblioteca Digital do Senado Federal - BDSF, com a função de armazenar, preservar, divulgar e possibilitar o acesso ao texto integral das publicações do Senado Federal à produção intelectual dos servidores da Casa e a outros documentos de interesse do Poder Legislativo.
 
Biblioteca Digital do Senado 
A Biblioteca Digital do Senado Federal (BDSF) armazena, preserva, divulga e dá acesso, em formato digital, a mais de 340 mil documentos de interesse do Poder Legislativo, propiciando segurança e preservação da informação, maior visibilidade na Internet, maior rastreabilidade em mecanismos de busca e rápida disseminação do conhecimento.
O acervo digital é variado, dividindo-se entre livros, obras raras, artigos de revista, notícias de jornal, produção intelectual de senadores e servidores do Senado Federal, legislação em texto e áudio, entre outros documentos.
As obras publicadas na BDSF são de domínio público ou possuem direitos autorais cedidos pelos proprietários, possibilitando acesso e download gratuitos das obras.
 
O Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde, também conhecido como BIREME, é um centro especializado da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS). A missão da BIREME é contribuir para o desenvolvimento da saúde nos países da América Latina e do Caribe por meio da democratização do acesso, publicação e uso da informação, conhecimento e evidências científicas.
 
Bentham Open Journals  https://eurekaselect.com/
A Bentham Science é uma editora de ciência, tecnologia e medicina, fornecendo a pesquisadores acadêmicos e profissionais da indústria as informações mais recentes em diversos campos da ciência e tecnologia. Nossos periódicos e livros acadêmicos revisados por pares têm um número cada vez maior de leitores de milhões de pesquisadores em todo o mundo.
 
Biblioteca Virtual em Saúde - BVS
A Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) foi estabelecida em 1998 como modelo, estratégia e plataforma operacional de cooperação técnica da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) para gestão da informação e conhecimento em saúde na Região AL&C.
A BVS é uma Rede de Redes construída coletivamente e coordenada pela BIREME. É desenvolvida, por princípio, de modo descentralizado, por meio de instâncias nacionais (BVS Argentina, BVS Brasil etc.) e redes temáticas de instituições relacionadas à pesquisa, ensino ou serviços (BVS Enfermagem, BVS Ministério da Saúde etc.).
 
Biblioteca Virtual em Saúde - Enfermagem
A Biblioteca Virtual em Saúde da Enfermagem inaugura um novo paradigma na área da enfermagem ao promover a equidade no acesso à informação em saúde; estabelecer alianças e consórcios nacionais e regionais para maximizar o uso compartilhado de recursos humanos, tecnologias de informação e coleções de fontes de informação; estruturação, baseada no trabalho cooperativo, em rede e com troca de experiências, o desenvolvimento e funcionamento descentralizado em todos os níveis da informação em enfermagem.
 
Biblioteca Virtual em Saúde - Ministério da Saúde
A Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde – BVS MS, disponível na internet desde 2001, é responsável pela veiculação das publicações bibliográficas produzidas pelo Ministério da Saúde, bem como informações gerais na área de ciências da saúde. Como as publicações do MS não são comercializadas, a BVS MS torna-se o principal canal de acesso para essa produção.
 
Biblioteca Multimídia
A Biblioteca Multimídia da ENSP é voltada para a disseminação e a democratização das informações em saúde pública no Brasil e em países de língua portuguesa. Trata-se de um ambiente interativo, onde redes de usuários e instituições compartilham conhecimento com o objetivo de facilitar o acesso à informação para o desenvolvimento de competências individuais e capacidades institucionais. O espaço é voltado para a aprendizagem e a cooperação interdisciplinar no campo da saúde pública.
 
BIOMED CENTRAL
Pioneira na publicação de acesso aberto, a BMC tem um portfólio em evolução de periódicos revisados por pares de alta qualidade, incluindo títulos de grande interesse, como BMC Biology e BMC Medicine, periódicos especializados, como Malaria Journal e Microbiome, e o  BMC Series.
 
Center for Evidence based Medicine
O CEBM.net é um microsite dedicado à divulgação de revisões de evidências sobre a pandemia do coronavírus.
É controlado editorialmente por acadêmicos do Centro de Medicina Baseada em Evidências da Universidade de Oxford. Os autores produzem revisões rápidas de evidências, análises de dados e textos instigantes relacionados à pandemia de coronavírus e realizam pesquisas sistemáticas e regulares de estudos, avaliando a qualidade e suas implicações.
 
CAPES
O Portal de Periódicos da CAPES oferece acesso aos textos completos de artigos de mais de 8.133 revistas internacionais e nacionais e a bases de dados com resumos de documentos em todas as áreas do conhecimento. Inclui também uma seleção de importantes fontes de informação acadêmica com acesso gratuito na Internet. 
www.capes.gov.br
 
Chemicals with Pharmaceutical Activity
Este site destaca áreas do mundo químico e ilustra as estruturas por trás das palavras. Ele também fornece informações básicas sobre a ciência dos produtos químicos.
Veja as estruturas de pequenas moléculas, drogas médicas, superestruturas biológicas - enzimas, proteínas, DNA e vírus - e as nanoestruturas do mundo material, tudo com ilustrações coloridas e 3D interativo. Este site usa a tecnologia JSmol HTML5 para exibir os modelos 3D interativos. Os modelos neste site foram criados usando Chem3D da PerkinElmer, Oxford Molecular CAChe, Avogadro, Spartan, Accelrys Discovery Studio e as ilustrações coloridas usando ChemDraw e CrystalMaker da PerkinElmer.
 
Domínio Público
O "Portal Domínio Público", lançado em novembro de 2004 (com um acervo inicial de 500 obras), propõe o compartilhamento de conhecimentos de forma equânime, colocando à disposição de todos os usuários da rede mundial de computadores - Internet - uma biblioteca virtual que deverá se constituir em referência para professores, alunos, pesquisadores e para a população em geral.
 
Diário Oficial do Estado do Ceará
O Diário Oficial disponibiliza um acervo com mais de 18 mil exemplares. Em tempo integral e com um sistema de busca preciso e de fácil acesso, você poderá consultar desde o primeiro exemplar datado de 16 de outubro de 1933, até a publicação mais recente. Selecione uma das opções abaixo para consulta.
 
DrugWatch.com
O Drugwatch fornece informações sobre produtos médicos de alto risco e problemas de saúde e ajuda as pessoas a tomar medidas legais se forem feridas
 
Farmacêutico Virtual
Em 2001 o site Farmacêutico Virtual foi criado pelo farmacêutico Ricardo Bordinhão com a finalidade de unir a classe farmacêutica e profissionais de saúde, trazendo novidades, divulgando eventos, congressos e visando atender não somente aos colegas como a população em geral.
Fornecimento de informação na área farmacêutica continuamos em busca de realizar o nosso maior objetivo: tornarmos um canal primordial para intercâmbio de profissionais na área de saúde. Nosso conteúdo é revisado por especialistas (médicos, psicólogos, fisioterapeutas, educadores físicos, entre outros profissionais da área da saúde)
 
Freebooks4doctors
O FreeBooks4Doctors foi criado para promover a disponibilização gratuita de livros médicos na Internet. (Em Inglês)
 
Free Medical Journals
Base de dados com mais de 1.500 periódicos na área de Medicina, com acesso gratuito.
 
HighWire Stanford University
Nascida na Universidade de Stanford, a HighWire é uma fornecedora global confiável de tecnologia inovadora de publicação acadêmica. Em 1995, lideramos a revolução da publicação digital, trabalhando com o Google para digitalizar e indexar periódicos acadêmicos. Hoje, somos movidos pelo MPS, fornecendo à comunidade de publicação acadêmica soluções e recursos de ponta.
 
IBICT
O IBICT, como centro nacional de pesquisa, de intercâmbio científico, de formação, treinamento e aperfeiçoamento de pessoal científico, tem por finalidade contribuir para o avanço da ciência, da tecnologia e da inovação tecnológica do país, por intermédio do desenvolvimento da comunicação e informação nessas áreas.
www.ibict.br
 
IEEE
O IEEE é líder em educação em engenharia e tecnologia, fornecendo recursos para educação pré-universitária, universitária e profissional contínua. O IEEE oferece programas inovadores de STEM e educação universitária e de reconhecimento para alunos e seus professores, facilita o credenciamento de programas de engenharia em nível universitário e oferece educação profissional contínua para profissionais e professores de engenharia por meio de plataformas como a IEEE Learning Network (ILN).
www.ieee.org
 
InTech – Open Access Publisher
É a pioneira e maior editora mundial de acesso multidisciplinar aberto de livros e revistas que abranjam áreas de Ciência, Tecnologia e Medicina. A principal área de cobertura da InTech é atualmente a engenharia, contudo é fácil encontrar conteúdos de outras áreas relacionadas à Ciência e Tecnologia, como a Medicina, que, desde 2011, iniciou a disponibilização de livros nessa área com a ampliação de seu catálogo.
 
IRIS
Institutional Repository for Information Sharing / World Health Organization (Repositório Institucional para o Compartilhamento de Informação): IRIS é o Repositório Institucional da World Health Organization / Organização Mundial da Saúde e fornece diversos conteúdos. Tem interface multilíngue, com conteúdo livremente acessível e pesquisável em 6 (seis) línguas oficiais.
 
J-STAGE (Japan Science and Technology Information Aggregator, Eletronic)
J-STAGE é uma plataforma para publicações acadêmicas no Japão. É desenvolvido e gerenciado pela Agência Japonesa de Ciência e Tecnologia (JST). A JST lançou o J-STAGE com o objetivo de:
- fazer circular rapidamente a pesquisa em ciência, tecnologia, humanidades e ciências sociais no Japão.
- fortalecer a divulgação internacional de informações do Japão para o resto do mundo.
- promover a publicação de conteúdo de acesso aberto das sociedades acadêmicas e organizações de pesquisa do Japão.
 
LEYES (Legislação Básica de Saúde da América Latina e Caribe)
LEYES, Legislação Básica de Saúde da América Latina e Caribe, é uma base de dados temática regional produzida em rede por instituições das áreas de legislação e de saúde e coordenada pela Unidade de Desenvolvimento de Políticas e Sistemas de Saúde (HSS/HP/OPAS) e pela BIREME/OPAS/OMS.
Contém referências bibliográficas da legislação em saúde de mais de trinta países da América Latina e do Caribe, podendo também conter o texto completo ou link para o mesmo.
 
Livro Aberto
O Portal do Livro Aberto tem por objetivo reunir, divulgar e preservar as publicações oficiais em ciência, tecnologia e inovação.
 
LILACS
Mais importante e abarcadora base de dados especializada na área da saúde, com literatura científica e técnica de 26 países da América Latina e do Caribe com acesso livre e gratuito.
Cerca de 900 mil de registros de artigos de revistas com revisão por pares, teses e dissertações, documentos governamentais, anais de congressos e livros. Mais de 480 mil deles disponíveis com link de texto completo em acesso aberto.
Mantida e atualizada por uma rede composta por mais de 600 instituições de ensino, governo e pesquisa em saúde e coordenada pela BIREME / OPAS / OMS.
 
MedicinaNet
Pela variedade e qualidade do conteúdo oferecido, o MedicinaNET é considerado pelos profissionais da medicina o maior portal médico do Brasil, utilizado como fonte de consulta para dúvidas do dia a dia de cada uma das especialidades médicas.
O MedicinaNET inclui aulas em vídeo, artigos de revisão, artigos científicos comentados, temas em segurança do paciente, informações sobre medicamentos, casos clínicos, imagens em medicina e muitos outros recursos, como o MedCalc 3000 e o ACP Medicine, conteúdos internacionais traduzidos com exclusividade para o MedicinaNET.
 
MedTube
O MEDtube é uma plataforma social de eLearning centrada em vídeo exclusivamente para profissionais de saúde. É gratuito para uso pela comunidade HCP em todo o mundo (o registro é necessário para se beneficiar de todo o conteúdo e ferramentas educacionais revisados por pares do site). Em 2021, a biblioteca alcançou mais de 25.000 materiais médicos e a comunidade ultrapassou mais de 320.000 assinantes profissionais (audiência global).
O conceito deste projeto inovador surgiu em 2008, quando o cirurgião de transplante Michał Wszoła iniciou os primeiros trabalhos, com base em sua prática clínica (ele deixou o MEDtube em 2018). Em 2009, outro transplantologista Rafał Kieszek juntou-se a ele e em 2010 a empresa foi formada. O MEDtube.net foi colocado online em julho de 2011. O projeto é de propriedade de particulares originários da Polônia. MEDtube é uma empresa MedEdTech (tecnologia de educação médica). A plataforma está disponível em 5 idiomas: inglês (MEDtube.net), francês (MEDtube.fr), alemão (http://de.MEDtube.net), espanhol (MEDtube.es) e polonês (MEDtube.pl).
Graças ao rápido desenvolvimento da tecnologia, o MEDtube está apoiando a comunidade médica na eliminação das barreiras de comunicação tradicionais (geográficas, culturais e linguísticas), facilitando a troca de conhecimentos e experiências em uma escala sem precedentes.
MEDtube é a maior plataforma social de eLearning para mais de 320.000 profissionais compartilhando mais de 25.000 vídeos, cursos, imagens, documentos e webinars.
 
MediLexicom
Dicionário médico que contém definições e explicações de milhares de termos médicos. A pesquisa poder ser feita através do motor de busca ou por lista alfabética.
 
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE - OPAS BRASIL
A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) é a agência internacional especializada em saúde pública das Américas. Trabalhar a cada dia com países da região para melhorar e proteger a saúde de sua população. Oferece cooperação técnica em saúde a seus países membros, combate doenças transmissíveis a ataca as enfermidades crônicas e suas causas, além de fortalecer os sistemas de saúde e responder a emergências e desastres.
 
PAHO PUBLICATIONS
Acervo da Biblioteca da Organização Pan-Americana da Saúde.
 
PEDro
O PEDro traz informações para prática de fisioterapia há mais de 23 anos. O PEDro é uma base de dados gratuita com mais de 56.000 ensaios clínicos, revisões sistemáticas e diretrizes de prática clínica para avaliar intervenções de fisioterapia. Você pode BUSCAR informações para responder às suas perguntas, NAVEGAR nas pesquisas mais recentes da sua área de interesse, APRENDER mais sobre prática baseada em evidência, acessar RECURSOS úteis ou ainda descobrir mais SOBRE esse valioso recurso global.
 
PUBMED CENTRAL
PubMed Central (PMC) é um arquivo de texto completo gratuito da literatura de periódicos biomédicos e de ciências da vida na Biblioteca Nacional de Medicina dos Institutos Nacionais de Saúde dos EUA (NIH/NLM).
 
PORTAL DO CONHECIMENTO
O Portal do Conhecimento é uma iniciativa inovadora da USP com o intuito de disponibilizar mundialmente, pela Internet, o seu conhecimento produzido e acumulado. A Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP foi criada para disponibilizar o contéudo integral das teses e dissertações defendidas na Universidade de São Paulo a partir do ano de 2001. 
www.teses.usp.br

PORTAL PORTO LIVRE
O Portal Porto Livre é um espaço digital que disponibiliza livros em acesso aberto para a sociedade. Apresentando conteúdos diversos e, até então, difíceis de acessar, ele reedita e resgata livros acadêmicos esgotados. A plataforma reúne, em um único local, um acervo que estava disperso, facilitado a procura das publicações através de busca integrada e download gratuito, ampliando o uso da literatura científica. 
portolivre.fiocruz.br

Portal da Imprensa Nacional 
No Portal da Imprensa Nacional, é possível buscar e acessar o Diário Oficial da União e o Diário da Justiça.
 
PUBMED
PubMed é um recurso gratuito que apoia a busca e recuperação de literatura biomédica e de ciências da vida com o objetivo de melhorar a saúde – tanto global quanto pessoalmente.
A base de dados PubMed contém mais de 34 milhões de citações e resumos da literatura biomédica. Não inclui artigos de periódicos em texto completo; no entanto, links para o texto completo geralmente estão presentes quando disponíveis em outras fontes, como o site do editor ou PubMed Central (PMC).
Disponível ao público online desde 1996, o PubMed foi desenvolvido e é mantido pelo National Center for Biotechnology Information (NCBI), na US National Library of Medicine (NLM), localizada no National Institutes of Health (NIH).
 
SCIELO
Scientific Electronic Library Online (Biblioteca Científica Eletrônica em Linha) é um modelo para a publicação eletrônica cooperativa de periódicos científicos na Internet. Especialmente desenvolvido para responder às necessidades da comunicação científica nos países em desenvolvimento e particularmente na América Latina e Caribe, o modelo proporciona uma solução eficiente para assegurar a visibilidade e o acesso universal a sua literatura científica, contribuindo para a superação do fenômeno conhecido como "ciência perdida". O Modelo SciELO contém ainda procedimentos integrados para medir o uso e o impacto dos periódicos científicos. 
www.scielo.org
 
SCIELO LIVROS
A Rede SciELO Livros visa a publicação online de coleções nacionais e temáticas de livros acadêmicos com o objetivo de maximizar a visibilidade, acessibilidade, uso e impacto das pesquisas, ensaios e estudos que publicam. Os livros publicados pelo SciELO Livros são selecionados segundo controles de qualidade aplicados por um comitê científico e os textos em formato digital  são preparados segundo padrões internacionais que permitem o controle de acesso e de citações e são legíveis nos leitores de ebooks, tablets, smartphones e telas de computador. Além do Portal SciELO Livros as obras serão acessíveis por meio dos buscadores da Web e serão publicados também por portais e serviços de referência internacional.
 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Ferramentas que auxiliam na elaboração de referências bibliográficas de acordo com a ABNT.
bu.ufsc.br (em atualização)